1º Encontro da Rede Emaranhadas reforça importância dos saberes ancestrais

No último sábado, 27 de janeiro, o Casarão Reocupa foi palco do 1º encontro da Rede Emaranhadas, em 2024, e contou com a presença inspiradora de Anacleta Pires da Silva, liderança do quilombo Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru – MA), cujo relato de experiência trouxe luz às estratégias de manutenção dos saberes ancestrais e resistências no território.

Também presente, a professora da Universidade Federal da Bahia, Lucrécia Greco – que participou de outras atividades da rede – iniciou o encontro com um exercício de escuta atenta e ativa, explorando os aprendizados que podem ser extraídos desse processo. 

Em seguida, Anacleta, que também é mãe de santo, com trabalho reconhecido na salvaguarda dos saberes afro diaspóricos, conduziu as participantes a uma reflexão sobre suas identidades, livre de títulos e cargos. 

A troca de relatos desencadeou um diálogo sobre ancestralidade e a importância dos cuidados com o corpo físico e espiritual, ressaltando que o equilíbrio e fortalecimento emanam desses dois pilares fundamentais.

A presença de Anacleta na abertura das atividades da rede Emaranhadas foi motivada pela experiência e força que a mãe de santo tem dentro e fora de seu território. Coautora do livro “Terra de Encantados: a luta pela permanência no território quilombola Santa Rosa dos Pretos”, lançado em 2020, a líder é uma referência também na resistência e manutenção de sua comunidade como território livre e sagrado. Educadora popular, defensora dos direitos humanos e da natureza, Anacleta, nasceu no quilombo Santa Rosa dos Pretos e desde adolescente luta pela permanência e manutenção de seu povo no território.

O encontro no Casarão Reocupa foi mais do que um simples evento; foi um recomeço, pautado na celebração da resiliência, da cultura ancestral e do poder transformador das mulheres. A troca de relatos e vivências contribuiu para fortalecer laços, estabelecer compromissos e promover o acolhimento entre as participantes.

Salve a Rede Emaranhadas e suas mulheres!

Redação e fotos: Polyana Amorim

Confira os conteúdos mais recentes

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

A Rede Emaranhadas esteve em Brasília, de 15 a 16 de agosto, com mais de 100 mil mulheres participando da 7ª edição da Marcha das Margaridas, marchando pela reconstrução do país e pelo bem viver. Composto majoritariamente por trabalhadoras rurais, o evento busca dar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos