Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

A Rede Emaranhadas esteve em Brasília, de 15 a 16 de agosto, com mais de 100 mil mulheres participando da 7ª edição da Marcha das Margaridas, marchando pela reconstrução do país e pelo bem viver. Composto majoritariamente por trabalhadoras rurais, o evento busca dar visibilidade às pautas das mulheres do campo, das florestas e das águas.

No dia 15, as mulheres participaram de diversas atividades no Parque da Cidade e no dia 16 seguiram em marcha até a Esplanada dos Ministérios, com o objetivo de entregar ao presidente Lula um documento com 13 eixos necessários à manutenção do bem viver das mulheres do campo.

Entre as reivindicações da marcha estão a ampliação da participação das mulheres na política; combate à violência, racismo e sexismo; autonomia econômica; acesso à terra e educação; segurança alimentar; produção rural aliada à agroecologia e universalização da internet e inclusão digital.

O presidente Lula anunciou a assinatura de oito decretos que beneficiam trabalhadoras e trabalhadores do campo:

  • Criação do Programa Quintais Produtivos para promover a segurança alimentar das mulheres rurais;
  • Retomada da Reforma Agrária com atenção a famílias chefiadas por mulheres;
  • Instituída uma Comissão de Enfrentamento à Violência no Campo;
  • Criação de Grupo de Trabalho Interministerial para construir o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural — que oferecerá serviços públicos para a população jovem da agricultura familiar e ampliação das oportunidades de trabalho e renda para esse público;
  • Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para as Mulheres Rurais com a retomada do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural;
  • Criação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios;
  • Retomada da Política Nacional para os Trabalhadores Empregados, para fortalecer os direitos sociais desses operários;
  • Retomada programa Bolsa Verde, que permite pagamento a famílias de baixa renda inseridas em áreas protegidas ambientalmente.

Vale lembrar que a Marcha das Margaridas faz alusão à Margarida Alves, liderança campesina que foi assassinada há 40 anos, por sua luta por melhores condições de vida e trabalho à população do campo.

Confira os conteúdos mais recentes

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos