Dona Lucimar: conexão ancestral com a natureza e as práticas de bem viver

Abraços calorosos e muito receptivos foram o tempero da chegada no Sítio Raízes, propriedade da Dona Lucimar, localizado na comunidade de Aldeia Velha, pertencente ao município de Pirapemas. 

Com plena convicção sobre o que ser mulher e negra, a anfitriã recebeu as quatro integrantes do projeto Emaranhadas com muita efusividade. A casa de barro, como muitas naquela região, tornou-se sede das atividades do projeto durante dois dias e acolheu mulheres com simplicidade e vontade de partilha.

Dona Lucimar é natural de Vargem Grande, mas vive em Pirapemas há 16 anos, onde logo criou fortes vínculos ao integrar movimentos como o Guardiãs da Semente e Guerreiras de Resistências, este último vinculado ao Moquibom (Movimento Quilombola do Maranhão).

Apaixonada por plantas, Dona Lucimar ostenta uma coleção de diversas espécies entre árvores frutíferas e plantas ornamentais, além das ervas medicinais, das quais cuida com muito amor e, segundo ela, são a primeira coisa que gosta de ver quando chega em casa.

A paixão pela floresta é tamanha que Dona Lucimar se considera casada com a natureza há 27 anos, relação firme e duradoura que ela mantém na rotina com pequenos atos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como não consumir descartáveis e gerar a menor quantidade de lixo inorgânico possível, entre outras atitudes. Já os lixos orgânicos viram adubo ou alimento para os animais que ela cria no sítio.

Dona Rosa, Antônia e Lucimar

Após dois anos de pandemia, receber mulheres (muitas conhecidas de longa data) em sua casa foi um momento de celebração da própria vida, de ver que estão todas bem e seguindo, apesar dos contratempos com a saúde coletiva e com a luta pela terra que se faz presente naquela região.

Confira os conteúdos mais recentes

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

A Rede Emaranhadas esteve em Brasília, de 15 a 16 de agosto, com mais de 100 mil mulheres participando da 7ª edição da Marcha das Margaridas, marchando pela reconstrução do país e pelo bem viver. Composto majoritariamente por trabalhadoras rurais, o evento busca dar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos