No último dia 10 de outubro, o bairro Cidade Nova, localizado no Gapara, zona rural de São Luís, foi palco de uma importante iniciativa voltada para a sustentabilidade e o empoderamento feminino. Organizada pelo coletivo Mulheres Unidas, em parceria com a Rede Emaranhadas, a Oficina de Sabão Artesanal reuniu mais de 20 mulheres para uma tarde de aprendizado prático.
Vindas do próprio bairro Cidade Nova e de áreas vizinhas, como Vila São Luís e Anjo da Guarda, a oficina de sabão foi ministrada por Francinete, empreendedora e moradora da comunidade. Ainda estiveram presentes, mulheres de Paço do Lumiar e Raposa.
A atividade foi iniciada por Ione Guimarães, integrante da Rede Emaranhadas, que destacou a importância da realização desse tipo de atividade de forma independente, que promove autonomia, integração social e proteção ao meio ambiente.
A oficina teve como principal objetivo ensinar técnicas de fabricação de sabão utilizando materiais recicláveis, como óleo de cozinha usado. Além de reduzir o impacto ambiental, ao evitar o descarte inadequado de gorduras que poluem rios e lençóis freáticos, a produção do sabão artesanal foi apresentada como uma alternativa econômica para as participantes, que, em sua maioria, eram donas de casa e artesãs.
Durante a oficina, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender todo o processo de fabricação, desde a coleta do óleo, ingredientes a serem utilizados, cuidados com segurança, tempo do processo e outras técnicas que foram compartilhadas entre as presentes.
Também foram discutidas estratégias para gerar renda com a venda do sabão. Segundo Ione, “é importante que as mulheres da zona rural tenham acesso a esse tipo de conhecimento, que não só ajuda a preservar o meio ambiente, mas também contribui diretamente para a economia doméstica.”
A ação reflete o compromisso do coletivo e da Rede Emaranhadas com o fortalecimento da autonomia feminina, promovendo práticas sustentáveis e a valorização do saber popular.
O evento encerrou com um sorteio e um lanche integrativo entras as mulheres para estreitar laços e discutir novas oportunidades para o enfrentamento dos desafios que a zona rural de São Luís tem.