Campanha Salve o Rio da Ribeira celebra primeira etapa com trilha ecológica pelo brejo do Residencial Natureza

Neste domingo (03), a Rede Emaranhadas e a Associação de Moradores do Residencial Natureza realizaram a trilha ecológica Salve o Rio da Ribeira, na comunidade. A trilha teve como objetivo realizar um ato simbólico de incursão brejo a dentro para visualizar a dimensão da poluição que o rio vem sofrendo continuamente. 

Cerca de 20 pessoas participaram da trilha, entre moradores da comunidade, convidados e parceiros da campanha. A trilha, que durou cerca de 40 minutos, revelou não só o nível de poluição, como os resultados da ocupação indevida do brejo e do desmatamento que assoreia o rio. 

Para Rafael Nascimento, a trilha foi um ato importante para que todos tenham real ciência do tamanho do problema que a comunidade está passando. “Agora nós temos a oportunidade com essa campanha de ter mais gente olhando e falando sobre esse assunto o que já impactou positivamente com nova visita da SEMA”, afirma.

Após a trilha ecológica, a comunidade reuniu-se para fazer um balanço da campanha, seguido de almoço coletivo. Deuza Brabo, coordenadora de Mobilização da rede e da campanha, ressaltou a importância das ações dentro da comunidade com participação ativa dos moradores. “Foram eles que determinaram o caminho da trilha, afinal são eles que moram lá e conhecem o território. Os pontos revelados nessa atividade também serão importantes para apresentação posterior aos órgãos de fiscalização, no processo de vistoria e coleta”, informou.

40 dias de campanha

A campanha Salve o Rio da Ribeira completou 40 dias, entre pré-produção e execução, e encerrou, com a trilha ecológica, a primeira etapa do seu plano de ações. Esta fase consistiu na mobilização social para o tema, inserção midiática e diálogo com as instituições competentes, o que foi alcançado com êxito. 

Para a coordenadora de comunicação da campanha, Polyana Amorim, a adesão da mídia local e de entidades da sociedade civil foi fundamental para o sucesso da campanha neste primeiro momento. “Tivemos mais de 20 inserções entre tv, rádio e veículos online, além de toda mobilização da sociedade que nos ajudou a alavancar a campanha e alcançar a visibilidade que queríamos. Também destaco a importante participação de entidades, coletivos e personalidades que adotaram a pauta e publicaram em seus perfis, em nível local e nacional”, explicou.

A campanha segue em atividade agora com o acompanhamento e cobrança dos compromissos firmados nessa primeira fase. A coordenadora geral da Rede Emaranhadas e da campanha Salve o Rio da Ribeira, Karoline Ramos,  explica que tanto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, como a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, por meio da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no campo e na Cidade (COECV) receberam ofícios com as demandas da comunidade. “Fizemos reuniões institucionais, levando as demandas do Residencial Natureza e tais órgãos firmaram compromisso de acompanhar e dar um encaminhamento à questão da poluição do rio. Nosso trabalho agora é exigir o cumprimento disso que foi garantido”, finaliza.

Fotos: Israel Pontes

Confira os conteúdos mais recentes

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Roda de conversa no Dia Internacional da Mulher promove reflexões sobre ser mulher nos dias de hoje No dia 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres do projeto Cultivando Rendas, da comunidade tradicional de Tendal Mirim, em Paço do Lumiar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos