
Nesta terça-feira, 25 de março, foi realizado o 4º encontro da formação empreendedora do projeto Cultivando Renda, uma iniciativa da Rede Emaranhadas em parceria com a Associação de Produtores de Tendal Mirim, comunidade tradicional localizada em Paço do Lumiar. A ação busca fortalecer a autonomia econômica das mulheres por meio do aprimoramento de estratégias de comercialização de suas produções de mudas.
A atividade foi conduzida pela produtora cultural Deuza Bravo, que compartilhou conhecimentos sobre estratégias de venda e apresentação de produtos, reforçando a importância da valorização do trabalho das agricultoras. A facilitadora também abordou a importância da partilha coletiva entre elas. Durante o encontro, foi exibido o documentário “Vida em Mutirão”, produzido pela SempreViva Organização Feminista, que retrata a luta e a organização coletiva de mulheres para garantir direitos e melhores condições de vida em suas comunidades.






Além das trocas de experiências e do aprendizado coletivo, as participantes receberam um portfólio impresso com suas produções, ferramenta essencial para a divulgação e fortalecimento da comercialização. O 4º encontro faz parte de um processo contínuo de capacitação que busca contribuir para a geração de renda e o reconhecimento do papel das mulheres na economia solidária em sua comunidade.
O projeto Cultivando Renda conta com o apoio de Fundo Dema, Fundo Elas, Fundo Casa Socioambiental e FLD – Fundação Luterana Diaconia.