As emaranhadas Karoline Ramos e Rosa Tremembé representaram, na última semana, a Rede Emaranhadas no encontro “Ação Climática Rumo à COP 30: Fortalecendo o protagonismo de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares”, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), em Brasília.

O evento reuniu mais de 30 organizações engajadas na defesa dos direitos territoriais, na valorização dos conhecimentos tradicionais e no enfrentamento da crise climática. Durante dois dias de intensas discussões e trocas de experiências, os participantes fortaleceram estratégias para ampliar a participação dessas comunidades nas negociações e políticas climáticas, com foco especial nas agendas pré e pós-COP 30.
Além do debate sobre políticas públicas, o encontro também impulsionou reflexões sobre como integrar ações formativas nos territórios, ampliando a articulação entre diferentes atores sociais. Para nós, a participação foi um passo fundamental na construção coletiva de iniciativas voltadas à proteção de defensores de direitos humanos em nível local e nacional.

O encontro destacou a importância da mobilização conjunta para garantir a defesa dos territórios e dos saberes tradicionais frente às mudanças climáticas, pois “não existe justiça climática sem direitos humanos”,
A Rede Emaranhadas conta com o apoio do Fundo Casa, Fundo Dema, Fundo Elas e FLD.