Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Roda de conversa no Dia Internacional da Mulher promove reflexões sobre ser mulher nos dias de hoje

No dia 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres do projeto Cultivando Rendas, da comunidade tradicional de Tendal Mirim, em Paço do Lumiar (MA), participaram de uma roda de conversa enriquecedora sobre o significado de ser mulher nos dias atuais. A atividade foi mediada pela psicóloga Nazaré Costa e reuniu 07 mulheres do projeto Cultivando Rendas, promovido pela Rede Emaranhadas e a Associação de Produtores Rurais de Tendal Mirim.

Durante a conversa, Nazaré Costa propôs dinâmicas que estimularam as mulheres a refletirem sobre suas atividades diárias, sua identidade enquanto mulheres e o nível de prioridade e autocuidado que dedicam a si mesmas. O momento foi de partilha e aprendizado, permitindo que cada participante reconhecesse sua trajetória e os desafios enfrentados em seu cotidiano.

A atividade reforçou a importância do autocuidado e da valorização das mulheres enquanto protagonistas de suas histórias. Muitas participantes destacaram como, ao longo da vida, suas rotinas giram em torno do cuidado com a família, o trabalho e a casa, muitas vezes deixando suas próprias necessidades em segundo plano. O encontro trouxe a reflexão sobre a importância de se priorizarem, sem culpa, e de fortalecerem umas às outras nesse processo.

Ao final da roda de conversa, as mulheres participaram de um café coletivo, momento de confraternização e fortalecimento dos laços comunitários. Além disso, foram distribuídas cestas básicas e kits de higiene para as participantes do projeto Cultivando Rendas, que busca promover autonomia econômica e fortalecimento comunitário das mulheres de Tendal Mirim.

O projeto Cultivando Rendas é uma iniciativa da Rede Emaranhadas e da Associação de Produtores Rurais de Tendal Mirim, com apoio do Fundo Casa Socioambiental, Fundo Elas, Fundo Dema e da Fundação Luterana de Diaconia.

A ação realizada no Dia Internacional da Mulher reforça o compromisso dessas organizações com a valorização e o empoderamento das mulheres, promovendo espaços de reflexão e incentivo ao autocuidado e à autonomia feminina.

Confira os conteúdos mais recentes

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos