No sábado, 08 de fevereiro, a comunidade tradicional de Tendal Mirim deu início à jornada de ações formativas para um empreendedorismo sustentável. Trata-se de uma série de oficinas formativas voltadas para o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres da região.
O primeiro encontro teve como foco a diversidade de plantas já existentes nos quintais da comunidade e as possibilidades de geração de renda a partir do cultivo de plantas ornamentais.

A oficina foi conduzida pela cientista agrária Leuza Furtado, que apresentou espécies de maior demanda no mercado, plantas com mais facilidade de produção e os processos iniciais para empreender no cultivo e comercialização dessas espécies. O encontro foi um espaço de troca de saberes entre as mulheres, valorizando tanto o conhecimento técnico quanto o conhecimento tradicional semeado nos quintais da amazônia maranhense.

Realizada pela Rede Emaranhadas, em parceria com a Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Tendal Mirim, a iniciativa busca impulsionar os “tesouros verdes” cultivados na comunidade, incentivando o manejo sustentável e a organização coletiva para fortalecer a autonomia feminina.



O projeto “Cultivando Renda” seguirá com novas formações, guiado pelo compromisso de fomentar autonomia, promover o bem viver e impulsionar o protagonismo das mulheres da região.
Este projeto tem apoio do Fundo Casa, Fundo Elas + Doar para Transformar e Fundo Dema