Oficina de Sabão Artesanal promove sustentabilidade e geração de renda na zona rural de São Luís

No último dia 10 de outubro, o bairro Cidade Nova, localizado no Gapara, zona rural de São Luís, foi palco de uma importante iniciativa voltada para a sustentabilidade e o empoderamento feminino. Organizada pelo coletivo Mulheres Unidas, em parceria com a Rede Emaranhadas, a Oficina de Sabão Artesanal reuniu mais de 20 mulheres para uma tarde de aprendizado prático.

Vindas do próprio bairro Cidade Nova e de áreas vizinhas, como Vila São Luís e Anjo da Guarda, a oficina de sabão foi ministrada por Francinete, empreendedora e moradora da comunidade. Ainda estiveram presentes, mulheres de Paço do Lumiar e Raposa.

A atividade foi iniciada por Ione Guimarães, integrante da Rede Emaranhadas, que destacou a importância da realização desse tipo de atividade de forma independente, que promove autonomia, integração social e proteção ao meio ambiente.

A oficina teve como principal objetivo ensinar técnicas de fabricação de sabão utilizando materiais recicláveis, como óleo de cozinha usado. Além de reduzir o impacto ambiental, ao evitar o descarte inadequado de gorduras que poluem rios e lençóis freáticos, a produção do sabão artesanal foi apresentada como uma alternativa econômica para as participantes, que, em sua maioria, eram donas de casa e artesãs.

Durante a oficina, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender todo o processo de fabricação, desde a coleta do óleo, ingredientes a serem utilizados, cuidados com segurança, tempo do processo e outras técnicas que foram compartilhadas entre as presentes.

Também foram discutidas estratégias para gerar renda com a venda do sabão. Segundo Ione, “é importante que as mulheres da zona rural tenham acesso a esse tipo de conhecimento, que não só ajuda a preservar o meio ambiente, mas também contribui diretamente para a economia doméstica.”

A ação reflete o compromisso do coletivo e da Rede Emaranhadas com o fortalecimento da autonomia feminina, promovendo práticas sustentáveis e a valorização do saber popular.

O evento encerrou com um sorteio e um lanche integrativo entras as mulheres para estreitar laços e discutir novas oportunidades para o enfrentamento dos desafios que a zona rural de São Luís tem.

Confira os conteúdos mais recentes

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Roda de conversa no Dia Internacional da Mulher promove reflexões sobre ser mulher nos dias de hoje No dia 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres do projeto Cultivando Rendas, da comunidade tradicional de Tendal Mirim, em Paço do Lumiar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos