Na edição de 2024, a Feira Emaranhadas, realizada pela Rede Emaranhadas com parceria do Coletivo Reocupa, é parte da programação da virada cultural Amazônia de Pé, um movimento nacional que reúne mais de 300 organizações pró-amazônia em todo o território brasileiro, idealizada pela Organização Nossas.
A campanha que acontece desde 2022 busca, de um lado, celebrar as culturas amazônicas e toda sua riqueza de identidades e expressões artísticas. E, de outro, denunciar os ataques contra a floresta, seus povos e o clima.
O Maranhão sempre esteve presente na virada cultural Amazônia de Pé e em 2024 tem nove iniciativas inscritas em cidades como Bacabal, Barreirinhas e São Luís.
Na capital maranhense, além da Feira Emaranhadas, o Coletivo Reocupa também vai realizar evento no dia 07 de setembro, sábado, pela virada cultural no casarão Reocupa, Rua da Estrela, 400A, Centro.
A programação da Virada Cultural Amazônia de Pé acontece de 05 a 08 de setembro e pode ser consultada no site: https://virada.amazoniadepe.org.br/ O mote da virada também é coletar assinaturas para o projeto de lei popular que também leva o nome Amazônia de Pé e tem por finalidade garantir a salvaguarda das florestas públicas amazônicas e seus povos.
Uma feira sobre mulheres amazônidas
Além de toda a programação que busca celebrar e visibilizar a produção feminina agrícola, artesanal e alimentícia da amazônia maranhense, a feira também terá um ponto de assinatura disponível, chamando a atenção do público para a necessidade de protegermos o bioma amazônico.
Lembrando que a 3ª Feira Emaranhadas, acontece dia 05 de setembro – Dia da Amazônia, das 8h às 13h na Praça Deodoro, Centro de São Luís.
Uma realização da Rede Emaranhadas em parceria com o Coletivo Reocupa e apoio do Fundo Casa Socioambinetal, Instituto Clima e Sociedade, Fundo Elas+ Doar para Transformar e Amazônia de Pé.