Rede Emaranhadas inicia processo de certificação da comunidade tradicional Tendal Mirim

Nesta sábado, 27 de julho, estivemos na comunidade de Tendal Mirim, acompanhando a liderança e integrante da nossa rede, Ana Lúcia, em uma importante reunião com a associação de moradores, a qual ela atualmente preside.

O objetivo da reunião foi discutir o processo de certificação de Tendal Mirim como uma comunidade tradicional rural. Para isso, as advogadas da Rede, Karoline Ramos e Fran Dutra, pautadas pelos regulamentos expedidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, expuseram aspectos relacionados ao Cadastro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CECT). Este é um instrumento jurídico que pauta o reconhecimento institucional em âmbito estadual de comunidades negras rurais, indígenas, tradicionais rurais, entre outras.

Durante a reunião, a comunidade partilhou os desafios enfrentados com os empreendimentos imobiliários já instalados na região e os impactos que estes causam nos igarapés, mangues e modos de vida locais.

A certificação de comunidade tradicional e rural é um passo importante para a garantia dos direitos à terra e ao território da comunidade de Tendal Mirim. Um documento legitimado e emitido pelo estado não só reconhece formalmente a existência e a importância da comunidade, mas também assegura legalmente o direito de seus membros ao território que historicamente ocupam.

Para a advogada e coodernadora geral da Rede Emaranhadas, Karoline Ramos, “com a certificação em mãos, a comunidade tradicional de Tendal Mirim terá o direito de reivindicar seu território e suas práticas de bem viver. Qualquer empreendimento que pretenda se instalar na área ou em suas proximidades deverá consultar previamente a comunidade, garantindo que seus modos de fazer e viver sejam respeitados”, afirma a advogada que, pela Rede, acompanha a comunidade há 3 anos.

Este processo de certificação representa um avanço essencial para que a comunidade possa participar ativamente das decisões que afetam seu ambiente e seu futuro. Uma conquista que vai fortalecer a luta de Tendal Mirim.

Confira os conteúdos mais recentes

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Roda de conversa no Dia Internacional da Mulher promove reflexões sobre ser mulher nos dias de hoje No dia 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres do projeto Cultivando Rendas, da comunidade tradicional de Tendal Mirim, em Paço do Lumiar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos