Campanha #SalveORioDaRibeira: Comunidade recebe novo laudo sobre poluição do rio

Neste domingo (05), a Rede Emaranhadas finalizou a campanha Salve o Rio da Ribeira com uma importante conquista: o recebimento de novo laudo emitido pela Secretaria de Meio Ambiente do estado do Maranhão (SEMA), sobre a poluição do Rio da Ribeira, que atravessa o Residencial Natureza, na zona rural de São Luís. 

Lançada em novembro do ano passado, a campanha Salve o Rio da Ribeira tinha por objetivo fortalecer a comunidade em sua luta incessante na defesa do rio. A principal meta da campanha era conseguir, de forma inédita, o laudo emitido por órgão competente que pudesse diagnosticar o nível de poluição e, principalmente, a origem dela. 

Em reunião, realizada na própria comunidade, a Rede Emaranhadas, representada por Deuza Brabo e Francyellen Dutra, fez a entrega simbólica do documento para a presidente da associação de moradores do Residencial Natureza, Hariadna Silva. Na ocasião, foram retomados os passos da campanha e a importância da conquista desse documento.

Para Deuza Brabo, mobilizadora da Rede e da campanha Salve o Rio da Ribeira, “com o documento em mãos, a comunidade tem mais respaldo e novo um novo desafio: exigir medidas da SEMA na fiscalização e monitoramento das empresas que despejam dejetos no leito do rio”, afirma. 

O que diz o laudo

O laudo, fornecido pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA/SEMA,  confirma o que a comunidade vem denunciando há anos: uma das empresas do entorno está despejando poluentes no rio. Há substâncias em quantidades irregulares que influenciam na qualidade da água do Rio da Ribeira, atesta o documento. 

Destaca-se ainda a importância de dar continuidade à investigação sobre a poluição do rio, uma vez que há também outras empresas circunvizinhas ao território da comunidade, indicando como necessária uma averiguação dos lançamentos pelas empresas e análise da eficiência de suas unidades de tratamento (ETEs).

A campanha encerra mostrando que a força da sociedade civil organizada e de uma comunidade fortalecida,  podem atender demandas e garantir a manutenção dos direitos humanos. 

Confira os conteúdos mais recentes

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Roda de conversa no Dia Internacional da Mulher promove reflexões sobre ser mulher nos dias de hoje No dia 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres do projeto Cultivando Rendas, da comunidade tradicional de Tendal Mirim, em Paço do Lumiar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos