1º Encontro da Rede Emaranhadas reforça importância dos saberes ancestrais

No último sábado, 27 de janeiro, o Casarão Reocupa foi palco do 1º encontro da Rede Emaranhadas, em 2024, e contou com a presença inspiradora de Anacleta Pires da Silva, liderança do quilombo Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru – MA), cujo relato de experiência trouxe luz às estratégias de manutenção dos saberes ancestrais e resistências no território.

Também presente, a professora da Universidade Federal da Bahia, Lucrécia Greco – que participou de outras atividades da rede – iniciou o encontro com um exercício de escuta atenta e ativa, explorando os aprendizados que podem ser extraídos desse processo. 

Em seguida, Anacleta, que também é mãe de santo, com trabalho reconhecido na salvaguarda dos saberes afro diaspóricos, conduziu as participantes a uma reflexão sobre suas identidades, livre de títulos e cargos. 

A troca de relatos desencadeou um diálogo sobre ancestralidade e a importância dos cuidados com o corpo físico e espiritual, ressaltando que o equilíbrio e fortalecimento emanam desses dois pilares fundamentais.

A presença de Anacleta na abertura das atividades da rede Emaranhadas foi motivada pela experiência e força que a mãe de santo tem dentro e fora de seu território. Coautora do livro “Terra de Encantados: a luta pela permanência no território quilombola Santa Rosa dos Pretos”, lançado em 2020, a líder é uma referência também na resistência e manutenção de sua comunidade como território livre e sagrado. Educadora popular, defensora dos direitos humanos e da natureza, Anacleta, nasceu no quilombo Santa Rosa dos Pretos e desde adolescente luta pela permanência e manutenção de seu povo no território.

O encontro no Casarão Reocupa foi mais do que um simples evento; foi um recomeço, pautado na celebração da resiliência, da cultura ancestral e do poder transformador das mulheres. A troca de relatos e vivências contribuiu para fortalecer laços, estabelecer compromissos e promover o acolhimento entre as participantes.

Salve a Rede Emaranhadas e suas mulheres!

Redação e fotos: Polyana Amorim

Confira os conteúdos mais recentes

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Fortalecendo Mulheres: Reflexões e Autocuidado em Tendal Mirim

Roda de conversa no Dia Internacional da Mulher promove reflexões sobre ser mulher nos dias de hoje No dia 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres do projeto Cultivando Rendas, da comunidade tradicional de Tendal Mirim, em Paço do Lumiar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos