
Acontece de 15 a 16 de agosto, em Brasília, mais uma edição da Marcha das Margaridas. O evento, realizado de 4 em 4 anos, homenageia Margarida Alves, trabalhadora da zona rural da Paraíba e defensora dos direitos dos mais oprimidos. Hoje, é um símbolo nacional de resistência e luta por dias melhores no campo, bem como a valorização da mão de obra campesina.
O evento tem sido um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias. Acreditamos que é possível construir novas relações sociais pautadas nos valores da ética, solidariedade, reciprocidade, justiça e respeito à natureza.
Em 2023, a Marcha das Margaridas vai mais uma vez ao centro do poder para visibilizar a luta feminina no campo e para propor as políticas públicas que melhor atendam às demandas das agricultoras e agricultores familiares de todo o país e para lutar pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver.
Eixos Políticos da Marcha em 2023:
Democracia participativa e soberania popular
Poder e participação política das mulheres
Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética
Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios
Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional
Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns e proteção da natureza com justiça ambiental e climática
Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda
Educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo
Saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária
Universalização do acesso à internet e inclusão digital
Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo
Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade
A marcha também é uma forma de resistir aos retrocessos sociais, exigir o fim do racismo e da violência contra as mulheres, defender os direitos humanos e o meio ambiente. Mulheres de todo o Brasil, trabalhadoras que vivem nas cidades, nas periferias, nos campos, nas florestas e nas águas,estarão presentes nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília (DF).
Somos todas Margaridas!
Com informações e ilustração do site Marcha das Margaridas.