A Rede Emaranhadas marcou presença no XIV Encontrão da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais, realizado entre os dias 20 e 25 de julho, na Comunidade das Bicas, território Quilombola de Aldeia Velha, município de Pirapemas-MA.
O encontro foi possível graças ao esforço conjunto de muitas mãos que se uniram, trabalhando coletivamente para tornar esse momento realidade. Com as bênçãos e permissão da Mãe D’Água, vivenciamos a experiência de nos reencontrar e revisitar esse solo sagrado que continua resistindo apesar dos conflitos que o afetam e das ameaças aos modos de vida do povo e ao seu território.
Os diversos grupos que compõem essa grande teia, incluindo quebradeiras de coco, povos indígenas, sertanejos(as), quilombolas, pescadores(as), ribeirinhos, comunidades tradicionais, coletivos e parceiros(as), refletiram de forma coletiva sobre as violações sofridas devido ao machismo, à lgbtfobia e ao sexismo. Isso proporcionou a oportunidade de reafirmar que essa luta também merece ser enfrentada, pois sem corpos livres, não há território livre.
Ao fim de todo encontrão da Teia, uma carta aberta é produzida e assinada a fim de gerar encaminhamentos efetivos sobre as pautas e demandas dos territórios e seus povos participantes do evento.
Neste ano, a carta traz entre alguns pontos destaca a manutenção do bem viver como ferramenta de autoproteção.