Rede Emaranhadas lança Guia de Bem Viver após um ano de atividades

A Rede Emaranhadas lança hoje (18) o livro Guia de Práticas de Bem Viver: memória e sabedoria de mulheres da Amazônia maranhense, em São do Luís do MA, uma iniciativa que tem apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Criado em 2021, o projeto Emaranhadas, teve como objetivo, em seu primeiro ano, mapear e reunir as experiências de bem viver de mulheres da região metropolitana de São Luís (MA), em encontros onde pudessem interagir e intercambiar vivências e saberes. 

Assim, foram pautados o direito por terra e território, as estratégias de manutenção do bem viver, com autocuidado e cuidado coletivo, tecnologias e receitas ancestrais de alimentos e remédios naturais para cura dos males diversos que podem nos acometem, bem como os processos auto-organizativos construídos por estas mulheres em suas comunidades.

Desta jornada, tivemos dois produtos principais: este site onde estão registradas todas as atividades desse primeiro ano de Emaranhadas: www.emaranhadas.org.br; e o livro, que disponibilizado de forma física e virtual, o Guia de Práticas para o Bem Viver: memória e sabedoria das mulheres da Amazônia maranhense. 

A publicação é independente e, como o título sugere, traz dicas de 13 mulheres, co-autoras, alcançadas pelo projeto, com projeto gráfico, metodologia e organização realizados pelo Coletivo Etinerâncias.

 Embora todas seja um livro de receitas, são chamadas de práticas de bem viver, pois revelam saberes populares em, por exemplo, como buscar na natureza um remédio para determinada enfermidade, ou como aproveitar melhor alimentos ou ainda reinventá-los como mecanismo para escapar da insegurança alimentar. 

São receitas afetivas que elas aprenderam com seus familiares em momentos diferentes da vida e que as conectam com seu passado, presente e futuro.

Além disso, o exercício de colocar no papel tais receitas também realça a memória da luta diária por justiça ambiental e direito à natureza, colocando-se contra o afastamento estrutural, a marginalização e o empobrecimento relacionado ao conhecimento ancestral.

O Guia tem a pretensão, portanto, de salvaguardar a memória destas mulheres e perpetuar esses saberes para que as próximas gerações possam consultá-las e se inspirar para criar novas receitas de cuidado, e Bem Viver, respeitando a natureza e mantendo os saberes ancestrais vivos.

Sobre o evento

O evento acontece no Casarão Reocupa, a partir das 14h30, na Rua da Estrela, 400A, Centro – São Luís/MA. Com apoio do Coletivo Reocupa e do restaurante Cozinha Ancestral, o lançamento oficial contará com apresentação do grupo de caixeiras do divino da comunidade Santa Rosa dos Pretos e performance Corporeira da artista Ana Regina Arcanjo.

Confira os conteúdos mais recentes

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

A Rede Emaranhadas esteve em Brasília, de 15 a 16 de agosto, com mais de 100 mil mulheres participando da 7ª edição da Marcha das Margaridas, marchando pela reconstrução do país e pelo bem viver. Composto majoritariamente por trabalhadoras rurais, o evento busca dar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos