Dona Roxinha Comunidade Tradicional de Igaraú, Zona Rural de São Luís.

Roxinha é o apelido de Maria de Jesus. Nasceu na comunidade de Igaraú onde até hoje reside. Ela tem uma história de vida atravessada pelas lutas sindicais e sociais. Em sua comunidade, já foi presidente da associação de moradores por 4 mandatos. O posto hoje é ocupado por Maria do Carmo. 

Mesmo longe da função há 3 anos, Roxinha ainda é uma referência em Igaraú, principalmente, nas atividades sociais e nas festividades. 

Ela cuida da igreja e organiza o festejo de Nª Senhora de Belém, há 31 anos.

Além disso, ela ajuda na horta coletiva, no desenvolvimento de uma trilha para incentivo do ecoturismo, onde atua como guia, e ainda articula ações na região com instâncias públicas, organizações parceiras e comunidades vizinhas.

Dona Roxinha ainda tem muitos sonhos, foi quebradeira de coco e começou a trabalhar aos 10 anos, na roça de seus pais. Era o coco que me vestia, me calçava e eu ainda ajudava na despesa de casa, afirmou Dona Roxinha.  

Após o episódio das ameaças de despejo, Dona Roxinha tornou-se popular nas comunidades rurais, o que a levou a ser presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de São Luís e nesse posto pôde conhecer outros lugares e outras realidades, um de seus sonhos.

Hoje, seu desejo é que a história de Igaraú seja preservada para não cair no esquecimento. 

O Festejo à Nossa Senhora de Belém, padroeira da comunidade de Igaraú, é realizado no dia 06 de janeiro na comunidade. 

Confira os conteúdos mais recentes

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

Manutenção do Bem Viver é principal pauta da Marcha das Margaridas

A Rede Emaranhadas esteve em Brasília, de 15 a 16 de agosto, com mais de 100 mil mulheres participando da 7ª edição da Marcha das Margaridas, marchando pela reconstrução do país e pelo bem viver. Composto majoritariamente por trabalhadoras rurais, o evento busca dar...

Emaranhadas presente no X FOSPA

Emaranhadas presente no X FOSPA

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, a décima edição do FOSPA - Fórum Social Pan-Amazônico, realizado em Belém do Pará. A programação contou com mesas, painéis, caminhadas e uma extensa programação para debater a realidade amazônica a fim de contribuir com as...

Apoio:

Fale conosco

emaranhadasma@gmail.com

Ascom: (98) 981282313

Siga-nos